Prefeitura de Teresina reinaugura Casa de Punaré

  • 14 de Março de 2019

A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), entregou na manhã desta quinta-feira (14) a reforma e ampliação da Casa de Punaré. A unidade presta assistência e proteção social a adolescentes do sexo masculino em processo de rompimento de vínculos familiares.


Criada no ano 2000, a Casa de Punaré ganhou com a reforma uma nova sala de escuta, uma biblioteca e banheiros adaptados. O espaço também foi ampliado, aumentando a capacidade de atendimento de seis para dez adolescentes entre 12 e 17 anos e 11 meses. A casa recebeu também hall de entrada, dormitório para monitor, sala para assistente social e nova instalação elétrica.

 

A obra foi realizada por meio de recursos do Programa Lagoas do Norte, na ordem de R$ 469.427,57. De acordo com o secretário Samuel Silveira, a reforma da Casa de Punaré garantirá um melhor atendimento para os adolescentes acolhidos, para os profissionais da assistência social que lá atuam e também para toda a comunidade. “Esta entrega da Casa de Punaré faz parte do aperfeiçoamento continuado que estamos fazendo de todos os nossos equipamentos sociais, fortalecendo a garantia de direitos à população”, destacou o secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira.

 

A solenidade contou com a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho; do secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira; da secretária do SUAS, Mauriceia Carneiro, além de representantes da rede de assistência social do município. "Entregamos aqui, para a população, um novo espaço para a realização desse importante serviço, que é a garantia do direito ao acolhimento institucional em situação de rompimentos de vínculos familiares", pontuou o prefeito Firmino Filho.

 

As ações do espaço são planejadas de acordo com o cumprimento da medida especial de proteção prevista no art. 101, inciso VII, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que busca impedir e remediar a exposição às mais diversas formas de violência e/ou situação de rua com adolescentes em acolhimento institucional por conta da violação de direitos em ambiente familiar. Para mais informações sobre o atendimento realizado pela Casa de Punaré a população pode ligar para o número (86) 3213-9604.