Prêmio de Criação em Artes Visuais tem temática focada no Mercado Velho e Centro Histórico

  • 11 de Abril de 2019

Chegando na sua quarta edição, o Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais de Teresina está com inscrições abertas para artistas de todo país até o dia 1º de maio. A ação já se consolidou como uma política pública desse seguimento artístico e, em 2019, busca integrar as artes visuais na revitalização do centro de Teresina com ações de desenvolvidas a partir do Mercado Velho.

 

Promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves, o Prêmio tem como objetivo estimular a criação dos artistas, convidando-os a uma pesquisa temática. “Os artistas visuais (pintores, desenhistas, escultores, fotógrafos, videoartistas, etc.) são convidados a reconhecer a importância e complexidade histórica, antropológica e estética que o Mercado Velho e entorno, já trazem em si mesmo, e dar sua resposta em forma de obras com um viés original,” explica Guga Carvalho, coordenador de artes visuais da FCMC.

 

O edital está disponível no site da Fundação Monsenhor Chaves [www.fcmc.teresina.pi.gov.br] e no portal da Prefeitura de Teresina [www.teresina.pi.gov.br]. De acordo com o regulamento, as inscrições são gratuitas e recebidas de forma online, com os respectivos endereços para acesso à ficha de inscrição e e-mail de envio disponíveis no edital.

 

O prêmio irá contemplar sete criadores de artes visuais aptos a desenvolverem projetos a partir do Mercado Velho de Teresina ou entorno, em suas instâncias histórica, estética e/ou antropológica, em forma de residência de criação, nos regimes à distância e presencial. A premiação é de R$ 7 mil para os vencedores.

Clique aqui e confira aqui o edital.