MDR financia R$ 83 milhões para obras de drenagem na zona Sul de Teresina

  • 13 de Maio de 2019

O Ministério do Desenvolvimento Regional, através do Programa Avançar Saneamento, aprovou o financiamento para execução das obras de drenagem da sub-bacia P10, que ocupa uma área de 2,5 Km² de extensão e abrange os bairros Tabuleta, São Pedro e Redenção na zona Sul de Teresina. O valor da operação de crédito é de 83 milhões de reais e contempla a construção de galerias e reservatórios de água.

A sub-bacia P10 foi identificada pelo Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDrU/THE) como uma das regiões prioritárias a receber obras e soluções necessárias contra as inundações decorrentes de chuvas. Os bairros de abrangência da sub-bacia possuem trechos críticos causados principalmente pela impermeabilização do solo.

Serão realizadas obras como a construção de aproximadamente 13 km de tubulação em galerias, entre redes de macrodrenagem e microdrenagem. Também será construída uma bacia de detenção. A princípio, a água será acumulada na bacia, que terá a capacidade de 82.000 m³ acumulados. Caso o nível seja ultrapassado, a água será direcionada ao Rio Parnaíba através de uma estação elevatória.

“As obras serão realizadas no eixo das ruas para que não haja intervenções ou desapropriações nas residências. Essas intervenções irão melhorar a distribuição da vazão de água dos bairros, que por conta das mudanças do ciclo hidrológico, regime das chuvas e a impermeabilização dos solos, fazem com que a água não escorra e acumule, criando pontos críticos de inundação”, destaca Delna Brito, assessora de coordenação da Secretaria Municipal  de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).

“Após elaborar um diagnóstico dos problemas enfrentadas na área de drenagem com o PDDrU, a Prefeitura de Teresina está agora buscando as formas possíveis de lidar com esta questão, por isso é importante trabalhar com o Governo Federal afim de garantir os recursos para executar as obras necessárias”, ressalta o secretário municipal de Planejamento, José João Braga.