FNDE quer compartilhar modelo de educação de Teresina com todo o Brasil

  • 10 de Junho de 2019

Em reunião com técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), hoje (10), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, elogiou a trajetória de Teresina e anunciou que pretende compartilhar a fórmula com outros municípios do país.

Decotelli veio pessoalmente conhecer algumas das estratégias que levaram Teresina ao posto de capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil. Ele teve contato com os números alcançados nos últimos anos, conversando com o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma sobre resultados, estratégias e desafios da política educacional municipal.

“O modelo de educação pública de Teresina é exemplo para o país, com excelentes resultados alcançados a partir da boa gestão dos recursos e muito trabalho. Deve ser motivo de orgulho para toda a cidade. Queremos compartilhar essas estratégias com redes de ensino que estão abaixo do esperado, inspirando os gestores”, destacou Carlos Alberto Decotelli.

O presidente também participou da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo dos Reis Veloso, que teve parte da sua construção financiada pelo FNDE, e conheceu o projeto da Escola de Tempo Integral “Palácio da Educação”, com provável sede no Parque Lagoas do Norte.

Segundo o secretário Montezuma, Teresina tem seguido um ritmo de conquistas a partir de um caminho trilhado com planejamento, avaliação, qualificação dos professores e compromisso. “São mais de 90 mil alunos em um universo de 310 unidades de ensino. Não é fácil alcançar as melhores proficiências entre todas as capitais, mas sabemos como fazer bem feito mesmo com poucos recursos. É um orgulho para toda a equipe da educação ser referência, mas não nos envaidece, pelo contrário, nos desafia a chegar ainda mais longe”, finaliza.